GOKAI – A chave fundamental para a autocura.
O Gokai – ou os Cinco Princípios ou Preceitos do Reiki são, no mínimo, chaves importantes para o sistema de Usui Reiki Ryoho.
Nas simples afirmações do Gokai são encontrados os ensinamentos da essência de Usui sensei e seu "Método Espiritual".
Talvez seja justo dizer que eles não são apenas importantes, mas sobretudo vitais, pois são o próprio núcleo do sistema Usui sensei.
Embora alunos geralmente sejam introduzidos aos Cinco Princípios do Reiki como parte do aprendizado, possivelmente devido à aparente simplicidade dos conceitos envolvidos, não ganham a verdadeira importância do Gokai dentro do Usui Reiki Ryoho.
Em algumas linhas de Reiki, alunos parecem desinteressados no Gokai, mais propensos em apenas “canalizar a energia de cura”. A ironia, é que os preceitos do Gokai formam uma parte indispensável do sistema de cura Usui, sendo como chaves essenciais para a realização mais profunda da verdadeira cura, harmonia e bem-estar.
A forma aparente simples em que os Cinco Princípios se apresentam, desmentem seu significado complexo em vários níveis, pois são como diretrizes para o desenvolvimento espiritual, jumon (palavras com efeito de mantra) de força espiritual, com influência além do imaginável.
É um conjunto de preceitos diretamente ligados à desequilíbrios energéticos e distúrbios pessoais, e são estratégias para se aplicar na vida para facilitar a harmonia interpessoal.
Como um dispositivo a nos colocar no agora de forma consciente e viver plenamente o presente, de uma forma mais prática e imediata.
São diretrizes terapêuticas que devem ser aplicadas como medicina preventiva básica.
Não é de se admirar que o próprio Usui sensei tenha escrito o Gokai como:
“Shofuku no hiho, Manbyo no rei yaku.” – “O método secreto de convidar bençãos, a medicina espiritual de muitas doenças.”
Gokai por James Deacon, mestre Reiki Usui
“Só por hoje não sinto raiva.”
“Só por hoje não me preocupo.”
“Só por hoje sou grato.”
“Só por hoje trabalho honestamente.”
“Só por hoje sou gentil com todos.”