Transcrição do discurso de despedida de Chujiro Hayashi em fevereiro de 1938.
Copyright © 2015 James Deacon
Chujiro Hayashi e sua filha Kyioe, chegaram em Honolulu em 02 de outubro de 1937, e embora inicialmente não tivessem planos em ficar muito tempo, acabaram por permanecer nas ilhas havaianas por quase quatro meses, partindo então de volta para o Japão em 22 de fevereiro de 1938 a bordo do Tatsuta Maru.
A visita de Hayashi ao Havaí não foi secreta, pelo contrário, foi bastante divulgada antes mesmo de sua chegada, sobre sua intenção de promoção da arte do Reiki Ryoho.
Ele e Takata ministraram diversas palestras neste período, e Chujiro Hayashi a apresentou como a representante do Reiki Ryoho nos Estados Unidos. Além das palestras realizaram também cursos e demonstrações práticas do método.
Em seu livro “Living Reiki: Teachings Takata”, Fran Brown conta que antes de partirem de volta ao Japão, um banquete foi oferecido numa casa de chá à Hayashi em sua homenagem, e que ele discursou sobre os fatos bons que lhe ocorreram na sua estadia e as boas pessoas que havia conhecido.
No dia seguinte foi acompanhado pelo gerente do hotel onde estava hospedado até a estação de rádio, anunciando Hawayo Takata como a mestre Reiki da região.
Sabemos que a rádio em questão era a Estação de Honolulu KGMB. O pronunciamento de Hayashi foi transmitido na manhã de domingo do dia 20 de fevereiro de 1938. A seguinte transcrição desse anúncio foi impressa no jornal Hawaii Hochi no dia da partida dos Hayashi em 22 de fevereiro de 1938.
O discurso de despedida de Hayashi
Tradução para o português
“Como apresentado, sou Chujiro Hayashi, do Usui Reiki Ryoho. Estou nesta cidade desde outubro do ano passado e voltarei para o meu país no dia 22 no Tatsuta Maru, então eu gostaria de dizer algumas palavras de despedida.
O Reiki Ryoho trabalha por meio de uma força chamada Reiki, que flui naturalmente do corpo humano. Não requer equipamento nem treinamento difícil, e trabalha para curar doenças, disposição, não só para você, mas também para os outros.
Tudo que é necessário é frequentar um curso de treinamento por cinco ou seis dias, três horas por dia, e aqueles que assim o fizeram ficaram surpresos com os efeitos visíveis de imediato.
Qualquer um de cerca de doze ou treze anos, homem ou mulher, sem distinção pode realizá-lo facilmente.
Existem trezentos e cinquenta membros nas ilhas havaianas, entre eles pessoas que não falam japonês, são caucasianos, havaianos e chineses, mas todos compreenderam e estão satisfeitos em poder curar uma variedade de doenças.
É realmente lamentável que eu não tenha conseguido compartilhar este prazer na Grande Ilha e na ilha de Maui.
Existem cerca de cinco mil membros no Japão, mas apenas treze são reconhecidamente recomendados como qualificados para realizar a iniciação para essa terapia. A Sra. Takata é uma delas. Ela é a única professora em todo Havaí e nos EUA. Não há outro.
Qualquer pessoa que queira receber a iniciação ou que esteja sofrendo de doença, consulte a Sra. Takata ou o gerente de tratamentos, Sr. Bunki Aoyama, no Nuuanu Street Globe Hotel.
A Sra. Takata é a segunda geração nascida em Kauai. No inverno a três anos atrás, ela veio em minha clínica em Tóquio e diligentemente treinou neste método por aproximadamente meio ano.
Em julho há dois anos atrás, ela voltou para Kauai e começou a tratar e iniciar as pessoas. Sua associação contava com mais de cinquenta pessoas.
E, repentinamente em julho do ano passado ela me visitou em minha casa e me encorajou a viajar para conhecer o Havaí. Desembarquei em Honolulu com minha filha no dia 02 de outubro, e no dia 04 pegamos a balsa para Kauai onde conheci membros, a quem gostaria de agradecer pela recepção calorosa e amistosa.
Voltamos a esta cidade no final de outubro, e em resposta aos interessados, realizamos quatorze cursos de treinamento. A cada curso um número maior de inscritos, e todos compreenderam tudo muito bem. Facilmente curaram a si mesmos e a seus parentes das doenças e são gratos pelas bênçãos da boa saúde.
Inesperadamente fiquei por muito tempo nesta cidade, e muitas pessoas me aguardam para treinar comigo no Japão. Então no dia depois de amanhã, dia 22, deixarei este lugar memorável e voltarei para casa.
Durante minha visita fiquei muito feliz por ter recebido calorosamente todos os novos membros, e em nenhum momento desta viagem me senti solitário. Os quase quatro meses se passaram como se fosse apenas um dia. Agradeço profundamente a todos por sua sinceridade e carinho. Tem sido um prazer, e nunca esqueceremos.
Para encerrar, gostaria de desejar a todos saúde e felicidade.
Adeus a todos...adeus.”
Nota: Fran Brown foi a sétima mestre iniciada por Takata sensei. Durante muitos anos o livro de Fran foi a única fonte disponível para a ampla comunidade Reiki a fornecer detalhes da visita dos Hayashi ao Havaí.
*Tradução autorizada e imagem gentilmente cedida pelo mestre Reiki James Deacon
Comments